Um dos principais problemas dos motores elétricos é que eles “fritam” facilmente. O excesso de temperatura é o pior inimigo dos motores elétricos.
O melhor a fazer é sempre CONTROLAR A TEMPERATURA do motor e ESC com um termômetro.
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A temperatura ideal de funcionamento de um motor brushless e para o ESC é de 65ºC~75ºC. Nunca ultrapasse a temperatura de 80ºC, a menos que não se importe de ter que comprar um equipamento novo.
Para medir a temperatura, ande por dois ou três minutos com seu carro e depois meça a temperatura de seu motor e ESC. Um bom truque é colar um pequeno pedaço de fita isolante no seu motor e medir a temperatura apontando para a fita. Os termômetros infravermelhos podem fazer leituras erradas dependendo da cor de seu motor.
A temperatura do motor e do ESC é sempre determinada pela relação que o carro está usando. Relações muito longas, apesar de aumentar a velocidade final, aumentam a temperatura do motor e do ESC. Neste caso diminua a relação de seu carro (coloque um pinhão menor ou uma coroa maior). Quando a relação é muito curta, normalmente o ESC tende a aquecer mais que o motor. Tente manter a temperatura dos dois o mais próximo possível.
4 DICAS PARA MANTER SEU MOTOR FRIO
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1.Faça aberturas na carroceria para aumentar o fluxo de ar.
2.Tente sempre fazer furos para a entrada do ar e também para a saída forçando o ar passar pelo motor.
3.Encurte os fios do motor. Fios longos aumentam a resistência e a temperatura.
4.Para também diminuir a resistência, use conectores de alta amperagem como o Deans ou XT-60, capriche nas soldas e utilize fios de bitola compatível com seu equipamento.
5.Use um dissipador (heatsink) de calor para o motor.
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Para medir a temperatura, ande por dois ou três minutos com seu carro e depois meça a temperatura de seu motor e ESC. Um bom truque é colar um pequeno pedaço de fita isolante no seu motor e medir a temperatura apontando para a fita. Os termômetros infravermelhos podem fazer leituras erradas dependendo da cor de seu motor.
A temperatura do motor e do ESC é sempre determinada pela relação que o carro está usando. Relações muito longas, apesar de aumentar a velocidade final, aumentam a temperatura do motor e do ESC. Neste caso diminua a relação de seu carro (coloque um pinhão menor ou uma coroa maior). Quando a relação é muito curta, normalmente o ESC tende a aquecer mais que o motor. Tente manter a temperatura dos dois o mais próximo possível.
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1.Faça aberturas na carroceria para aumentar o fluxo de ar.
2.Tente sempre fazer furos para a entrada do ar e também para a saída forçando o ar passar pelo motor.
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4.Para também diminuir a resistência, use conectores de alta amperagem como o Deans ou XT-60, capriche nas soldas e utilize fios de bitola compatível com seu equipamento.
5.Use um dissipador (heatsink) de calor para o motor.
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