muito boa as dicas!
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Dicas - Guia rápido de SETUP
Luiz Eduardo- Mensagens : 1
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Re: Dicas - Guia rápido de SETUP
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Tweak (torção)
Tweak ou torção é quando as rodas da esquerda ou da direita do automodelo toca o chão com pressão diferente, ou seja, quando um dos lados do carro é mais pesado que o outro. Tweak tem haver com a distribuição de peso de um lado para outro, não é em relação a frente e a traseira.
Um carro com tweak normalmente vira diferente para a esquerda ou direita, gira quando acelera ou freia mesmo quando a direção está apontada para a frente. Por exemplo: seu carro pode estar saindo de frente quando você vira para a esquerda, mais sai de traseira quando você vira para a direita.
Normalmente o tweak é ocasionado por uma destas causas:
Chassis torto
Altura dos amortecedores diferentes
Ajuste diferente dos parafusos de droop
Espacamento diferente do espaçador de mola do carro
Como saber se o chassis está torto?
A melhor forma de saber se o chassis de seu carro está torto é colocá-lo, sem rodas, sobre uma superfífice lisa, como um vidro. O chassis tem que fazer contao com toda superficie do vidro. Se ele ficar bambo é porque ele está torcido.
Se seu chassis estiver realmente torcido, você terá que trocá-lo. Mas alguns outros problemas podem dar a impressão do chassis está torcido:
1. Tamanho e posição do amortecedor.
2. Parafuso de “droop down” do carro. Verifique se estão iguais.
3. Espaçadores de mola de amortecedor. Verifique se não há diferença nos espaçadores das molas do amort
ecedores.Um carro com tweak normalmente vira diferente para a esquerda ou direita, gira quando acelera ou freia mesmo quando a direção está apontada para a frente. Por exemplo: seu carro pode estar saindo de frente quando você vira para a esquerda, mais sai de traseira quando você vira para a direita.
Normalmente o tweak é ocasionado por uma destas causas:
Chassis torto
Altura dos amortecedores diferentes
Ajuste diferente dos parafusos de droop
Espacamento diferente do espaçador de mola do carro
Como saber se o chassis está torto?
A melhor forma de saber se o chassis de seu carro está torto é colocá-lo, sem rodas, sobre uma superfífice lisa, como um vidro. O chassis tem que fazer contao com toda superficie do vidro. Se ele ficar bambo é porque ele está torcido.
Se seu chassis estiver realmente torcido, você terá que trocá-lo. Mas alguns outros problemas podem dar a impressão do chassis está torcido:
1. Tamanho e posição do amortecedor.
2. Parafuso de “droop down” do carro. Verifique se estão iguais.
3. Espaçadores de mola de amortecedor. Verifique se não há diferença nos espaçadores das molas do amort
Fonte UniversoRc
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Dicas - Guia rápido de SETUP
Comando de direção lento
- endureça a suspensão dianteira
- endureça a barra estabilizadora dianteira
Resposta excessivamente rápida na direção (muito arisco)
- amoleça a suspensão
- amoleça a barra estabilizadora dianteira
Perdendo muita velocidade durante a curva
- deixe a suspensão traseira mais mole do que a dianteira
- endureça o diferencial
Saindo de traseira no meio da curva
- aumente o camber negativo na traseira
Pouca direção no meio da curva
- amoleça a barra estabilizadora dianteira
Saindo de traseira na saída de curva sob potência
- amoleça a barra estabilizadora traseira
- aumente o toe-in na traseira
Sai de frente nas curvas
- amoleça a barra estabilizadora dianteira ou endureça a traseira
- amoleça o diferencial
- aumente o toe-out na dianteira
Sai de traseira nas curvas
- amoleça a barra estabilizadora traseira ou endureça a dianteira
Instável na frenagem
- diminua o camber negativo da dianteira
Pouca tração na saída da curva
- diminua o camber negativo na traseira
- endureça a suspensão dianteira
- endureça a barra estabilizadora dianteira
Resposta excessivamente rápida na direção (muito arisco)
- amoleça a suspensão
- amoleça a barra estabilizadora dianteira
Perdendo muita velocidade durante a curva
- deixe a suspensão traseira mais mole do que a dianteira
- endureça o diferencial
Saindo de traseira no meio da curva
- aumente o camber negativo na traseira
Pouca direção no meio da curva
- amoleça a barra estabilizadora dianteira
Saindo de traseira na saída de curva sob potência
- amoleça a barra estabilizadora traseira
- aumente o toe-in na traseira
Sai de frente nas curvas
- amoleça a barra estabilizadora dianteira ou endureça a traseira
- amoleça o diferencial
- aumente o toe-out na dianteira
Sai de traseira nas curvas
- amoleça a barra estabilizadora traseira ou endureça a dianteira
Instável na frenagem
- diminua o camber negativo da dianteira
Pouca tração na saída da curva
- diminua o camber negativo na traseira
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